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terça-feira, 22 de março de 2011

SUCATEAMENTO - LUIZ DOMINGUES DA BANDA PEDRA*****



Não sejamos ingênuos: Os interêsses sempre falaram mais alto e não foi à toa que a malha ferroviária foi praticamente extinta no Brasil.
Desde Juscelino, a ênfase em rodovias colocou o Brasil na assanha de empreiteiros loucos para abrir estradas e toda a cadeia automobilística para produzir, vender e manter veículos em ação. Isso sem contar a indústria petrolífera.

E o governo também adora esse estado de coisas, pois as três esferas tem em suas receitas, uma fatia robusta de tributos gerados pelos carros e outros veículos.

O que é inadmissível, por outro lado, é um país desse tamanho não ter a alternativa dos trens, no mínimo em condições de igualdade.
Fala-se no trem bala entre São Paulo e Rio de Janeiro, com extensão à Campinas. Isso, na verdade, já deveria existir há muitos anos, o que exemplifica o nosso atraso.

Que o PAC justifique todo o seu barulho eleitoreiro, criando de fato, essa linha ao menos, pois o correto mesmo , seria um investimento pesado nesse setor, reativando o uso das estradas de ferro em todo o país, e esse conceito vale também para as hidrovias.

Para se ter uma ideia de que essa má vontade é muito mais antiga ainda do que o advento da indústria automobilística, durante o governo JK, recomendo à vocês que assistam o filme: "Mauá, o Imperador e o Rei", do diretor Sérgio Rezende (Produção de 1999, com atores tarimbados como: Othon Bastos, Paulo Betti e Malú Mader, entre outros).

Para quem não sabe, o Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Souza), foi o empreendedor que bancou a introdução das estradas de ferro no Brasil.
Vejam quantos golpes sujos sofreu, de sabotagens a falcatruas do mundo financeiro e verificarão que o Brasil poderia ser bem melhor do que é.
Luiz Antonio Domingues ..Músico da Banda Pedra!
    
Nota do Blog: Um dos principais fatores de desenvolvimento dos Estados Unidos, a maior potência mundial,(política à parte), foi a instalação de ferrovias, e o telégrafo, por permitir rápidas negociações nas bolsas de valores.
Já vi trens no Brasil, transportando carga equivalente a 30 carretas, ou seja aproximadamente 810.000 kg.E, os trens podem transportar bem mais.
Imaginem quanto acidente de trânsito, mortes, mutilações, seriam evitadas se tivéssemos trens, em quantidade suficiente, sem eliminar de todo o transporte terrestre de cargas.Quanta economia em tratamento de recuperação de danos físicos, quantas famílias sem sofrer perdas.
Quanta multinacional ganha rios de dinheiro com a venda de veículos, peças, acessórios.....
"O Brasil, escolheu um lindo nome para sua capital, mas os males originam-se em Brasilia!"
Juma Durski - Músico da banda minha, rsss!

 
Encontro histórico das linhas da Primeira ferrovia transcontinental em 10 de maio de 1869


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4 comentários:

  1. A verdadeira resitência começa com o esclarecimento! Excelente iniciativa!
    Grande abraço!

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    1. Valeu, Rafael ! Reclamar é condição intrínseca dentro de uma democracia plena. É óbvio que as estradas de ferro foram deixadas de lado pelos conchavos que privilegiam o uso de automóveis, ônibus e caminhões.

      Abraço !

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  2. Excelente texto!!
    Realmente se a malha ferroviária não tivesse sido extinta, o nosso transporte teria um outra opção para sair do kaus em que se encontra!!!
    Gis

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    1. Obrigado, Gis !

      Realmente a opção pelas rodovias monopolizando todo o transporte, só existe por atender interesses de poderosos, pois técnicamente falando, é um grande erro estratégico contra o meio ambiente e à economia do país.

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