SEGUIDORES

quinta-feira, 24 de março de 2011

A MÚSICA..........POR PÂMELA LEONY *****

Ouvir música faz bem para todas as idades
A música é uma das mais antigas e valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na vida das pessoas. É algo que nos toca fundo, ela sempre tem algo a mais para nos falar, sem dizer que sempre há aquela música que mexe com a gente, que mexe com nosso sistema, que nos trazem lembranças muito queridas.
A música altera nosso estado de espírito. O corpo reage às vibrações dos sons, são despertadas emoções que interferem no funcionamento de nosso organismo. Existem teorias que comprovam as reações de células e órgãos através destas emoções que são deflagradas.
Ao longo da história a música esteve presente e influente nas sociedades. Tão antiga quanto o homem, a Música Primitiva era usada para exteriorização de alegria, prazer, amor, dor, religiosidade e os anseios da alma.
A música é a melodia da alma, já dizia os poetas. Não é a toa que muitas vezes nosso corpo embala em determinado ritmo mesmo quando não se entende o que está sendo cantada.
Antes de a criança nascer, ainda no útero da mãe, já demonstra sensibilidade ao ambiente sonoro e responde com movimentos corporais, muitos já usam a música como forma de relaxar a criança. O ambiente sonoro e a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo.
Cada ser humano que descobre sua voz fica mais bonito, mais seguro de si e com a auto-estima elevada. Fazer música, principalmente em grupo, no coletivo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da organização, do respeito ao outro e a si mesmo.     
Pensando assim, a vivência com a música é fundamental, em geral é extremamente agradável.






   

Nenhum comentário:

Postar um comentário