SEGUIDORES

sábado, 21 de abril de 2012

JIMMY PAGE por LIANA GOMES *****




   Oi galera, segue aqui um pouquinho da história de um dos maiores guitarristas: Jimmy Page!

Sir James Patrick Page, conhecido como Jimmy Page, lendário guitarrista inglês, conhecido como um dos guitarristas que mais influenciaram o rock'n'roll. Foi membro fundador de uma das bandas mais importantes do gênero, Led Zeppelin, e antes disso pertenceu ao grupo Yardbirds, de 1966 até 1968, juntamente com Jeff Beck e Eric Clapton

                                      LIANA
Page nasceu num subúrbio do norte de Londres, Heston, em Middlesex. Seu pai era um gerente industrial e sua mãe, secretária pessoal de um médico. Jimmy Page começou a aprender a tocar guitarra quando tinha 12 anos. As suas primeiras influências foram os guitarristas de rockabilly e uma de suas canções favoritas era “Baby Let´s Play House" de Elvis Presley.  As preferências musicais de Jimmy abrangiam também os sons do blues de B.B. King, entre outros. Aos 14 anos, Page entrou no concurso para descoberta de talentos “Search for Stars” e após deixar a escola, tinha o objetivo de trabalhar como assistente de laboratório, mas o seu amor pela guitarra e pela música obrigou-o a mudar de caminho. Enquanto estudante, Page tocou muitas vezes com algumas bandas e com os guitarristas Jeff Beck e Eric Clapton.

Page dedicou-se por completo ao trabalho de estúdio, em 1965, Page foi contratado pelo empresário dos Rolling Stones,  o que lhe deu acesso a tocar em faixas de John Mayall e Eric Clapton. Estima-se que Jimmy Page tenha participado em 60% da música rock gravada na Inglaterra entre 1963 e 1966. Após ter sido convidado a substituir Eric Clapton nos Yardbirds em Março de 1965, Page declinou a oferta e sugeriu o seu amigo Jeff Beck. Passado pouco tempo foi oferecida outra vez a Page a oportunidade de se juntar aos Yardbirds e começou por tocar guitarra-baixo com o grupo, passando depois a dividir a guitarra com Jeff Beck. Com uma formação nova e com o nome, The New Yardbirds, após vários espetáculos, mudaram o nome para Led Zeppelin. 


Como produtor, compositor e guitarrista para a banda, Page era uma das maiores forças do rock nessa época, com sua guitarra Gibson Les Paul e amplificadores Marshall. O uso de diversas técnicas, tanto a tocar a guitarra como em gravação fizeram do Led Zeppelin um protótipo para as futuras bandas rock, em especial para o chamado Hard Rock. Page se tornou especialmente conhecido por tocar sua Les Paul com um arco de violino, o que acabou entrando para o folclore do Rock. O solo que Jimmy Page toca na canção "Stairway to Heaven" é considerado por muitos o melhor solo de guitarra de todos os tempos.
Após a separação dos integrantes da banda Led Zeppelin, em 1980, Page tentou dar forma a um super grupo com ex membros dos Yes, mas que não deu em nada. Em 1984, gravou com Robert Plant “In the guise of The Honeydrippers”. Vários outros projetos se seguiram como o  trabalho de estúdio para Robert Plant, um álbum solo, Outrider e um álbum ao vivo dos Black Crowes. 

Em 1994, Page reuniu-se com Robert Plant para o penúltimo MTV "Unplugged". O especial de 90 minutos chamado "UnLedded" foi premiado com as mais altas audiências da história da MTV. A trilha sonora desse concerto foi editada em 1995 como No Quarter. Depois de “No Quarter”, Page e Plant gravaram Walkint into Clarksdale, em 1998, o primeiro CD completo juntos desde 1979. Page foi um membro do Led Zeppelin que deixou sempre aberta a opção para uma reunião do grupo.

Desde 1990, Jimmy Page envolveu-se em vários concertos de caridade e trabalhos afins, particularmente em The action for Brazil’s children trust, fundado pela sua esposa Jimena Gomez-Paratcha em 1998. Jimmy Page foi homenageado pela banda brasileira cover de Led Zeppelin, Led Brazil, como forma de agradecimento pela colaboração do guitarrista com a causa das crianças de rua, auxiliado pela Task Brazil. 

No final de 2006 foi condecorado pela rainha Elizabeth II com o título de Sir. Em 2007, no dia 10 de Dezembro, todos os integrantes do Led Zeppelin se reuniram e fizeram um show, chamado de Reunion Concert. Para substituir John Bonham, seu filho, Jason Bonham deu conta do recado, isso fez com que as expectativas de uma turnê de reunião aumentassem, porém, desde 2007 nenhuma reunião do Led Zeppelin ocorreu novamente.

Em 2008 participou do documentário A [It Might Get Loud], do diretor Davis Guggenheim, ao lado do The Edge (U2) e Jack White (White Stripes).

That's all folks, ;)

Beijos, Liana.