SEGUIDORES

sábado, 7 de janeiro de 2012

RORY GALLAGHER - CURIOSIDADES...


   
Rory era apaixonado pelo blues e pelo skiffle e corria para casa após as aulas para ouvir os programas via BBC ou pela rádio Luxembourg.
Rory queria uma atitude mais rebelde e independente dos colegas, inspirado no que ouvia e via nos Beatles e nos Rolling Stones. E foi nos Stones que descobriu Brian Jones, que o inspirou a tocar slide guitar. "Brian foi um dos músicos mais substimados de todos os tempos."
Essa liberdade o fez largar o grupo e montar uma banda dentro dos parâmetros que desejava: nascia o Taste. A primeira formação do trio trazia, além de Rory, Eric Kitteringham (baixo) e Norman Damery (bateria).
Eric e Norman integravam o Axills e o Taste nasceu de um show em que os dois mais Rory tocaram no mesmo dia em que o Axills fazia um de seus últimos shows. "Por causa disso, algumas pessoas acharam que eu fazia parte da banda, o que não era verdade, apenas tocamos juntos, no mesmo dia. E formamos o Taste", conta Rory.
O Taste era, a grosso modo, um acompanhamento para Rory desfilar toda sua técnica e suas canções.
O trio começou a construir um culto com shows na Alemanha, Irlanda do Norte, onde eram frequentadores regulares do Maritime Hotel, local, aliás, homenageado no disco Irish Tour. A experiência de palco era extenuante - chegaram a tocar sete horas consecutivas em Hamburgo - e o grupo vivia o dilema de ser obrigado a ser apresentar em ballrooms - locais destinados às showbands -, o que desagradava Rory