SEGUIDORES

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ALMOST FAMOUS....PAIXÃO PELO ROCK

Luiz Domingues
 Cameron Crowe nasceu em 1957 e quando tinha 15 anos de idade, estava arrebatado pelo Rock. Com um talento nato de jornalista e ótimo texto, passou a escrever resenhas de shows e lançamentos de discos para o jornal San Diego Union. Não demorou muito e estava sendo sondado pela Revista Rolling Stone, uma das maiores especializadas em música na América.
 
Daí, deslanchou fazendo resenhas espetaculares das maiores bandas americanas e britânicas da década de setenta, acompanhando turnês, assistindo shows e estabelecendo amizade com diversos Rock Stars.
Tanto que acabou se casando com Nancy Wilson, vocalista e guitarrista do Heart em 1986 e se divorciando em 2010.
Mas o Rock não era sua única paixão e paralelo à carreira de crítico especializado, escrevia roteiros para cinema. Dessa maneira, de um roteiro seu, foi produzida a comédia "Picardias estudantis" (Fast Times at Ridgemont High) em 1982.
Colaborando com outros projetos, foi se embrenhando no mundo do cinema e não demorou a se tornar diretor e iniciar sua carreira.
E assim, vieram seus primeiros trabalhos, "Say Anything" (Diga o que quiserem); "Singles" (Vida de Solteiro), este ambientado em Seattle na época do Grunge e tendo o Pearl Jam verdadeiro como banda fictícia onde o personagem de Matt Dillon fazia um Rocker e "Jerry Maguire" (Jerry Maguire, a grande virada), onde começou sua parceria com Tom Cruise.
 
Mas foi em 2000, que ele resolveu contar sua própria história, como crítico de Rock precoce, aproveitando para acrescentar diversas passagens que grandes artistas haviam lhe contado em entrevistas. E dessa colcha de retalhos recheada de estórias deliciosas do Rock setentista, nasceu "Almost Famous" (Quase famosos).
 
O personagem William Miller (Patrick Fugit), é a representação do jovem Cameron. Precoce, escreve artigos e resenhas para o jornal local e conhece o crítico Lester Bangs, mito do jornalismo-Rock americano. Ele se afeiçôa ao garoto e lhe dá diversas dicas. Melhorando ainda mais sua escrita, recebe o convite inusitado do editor da Rolling Stone para acompanhar a turnê de uma banda emergente, chamada "Stillwater".
Então, faz o primeiro contato com a banda durante um concerto deles em 1973, abrindo para o Black Sabbath, numa arena lotada.
O contato de bastidores o enlouquece ainda mais, principalmente quando conhece a groupie "Penny Lane" (Kate Hudson).
 
O filme segue com a banda inicialmente não acreditando ser aquele garoto imberbe um jornalista da Rolling Stone, mas finalmente aceito, passa a viajar com a banda, observando e anotando tudo.
 
Aí começa a grande viagem do espectador ao universo do Rock setentista e entre passagens hilárias, outras dramáticas, viaja junto da banda "Stillwater", vendo seus sonhos, alegrias, brigas, decepções e fraquezas, rumo ao estrelato.
 
À medida que a turnê segue, o jovem jornalista se vê envolto aos seus conflitos pessoais também. Sua mãe o deixou ir sob protesto e o enlouquece com telefonemas e recados constrangedores (Elaine Miller, interpretada por Frances McDormand). O editor da Rolling Stone não o conhece pessoalmente e não sabe que ele é adolescente. E nessa altura, está apaixonado pela groupie Penny Lane, que percebe, mas está "ficando" com o guitarrista do Stillwater, Russell Hammond (Billy Crudup).
 
Para quem conhece a história do Rock sessenta-setentista, as referências são tantas, que caberiam num texto à parte. Portanto, aguardem para breve uma segunda parte deste texto sobre Almost Famous, onde falarei exclusivamente disso.
 
Encerrando, digo que o filme teve uma direção de arte brilhante. Quem viveu o Rock dos anos setenta, vai assistir o filme com lágrimas nos olhos e quem nasceu depois, vai sonhar.
 
A reconstituição de época foi incrível. A base dos diálogos e pesquisa, perfeitas, pois era o métier real do jovem Cameron Crowe, portanto, suas memórias pessoais.
 
Na trilha sonora, vários clássicos do Rock, mais a música composta pela então esposa de Cameron, Nancy Wilson e Peter Frampton, um dos melhores amigos de Cameron e que foi o assessor dos atores que representaram os músicos da banda Stillwater, nas partes musicais e de comportamento. Ele pessoalmente deu aulas de guitarra para o ator Billy Crudup.
 
As cenas de shows do Stillwater são curtas, mas muito emocionantes. Cameron quis centrar o filme nos bastidores e não nas performances em si.
 
Um filme brilhante retratando a magia do Rock setentista que eu recomendo ver e rever.

LUIZ DOMINGUES - MÚSICO !

22 comentários:

  1. otimo texto Luiz...ainda não vi o filme ''Almost Famous''pelos filmes que ele fez,e pela sua recomendação deve ser show,wlw pela dica,mais uma vez parabéns pelo excelente texto,abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Kim !!

      Trata-se de um filme imperdível, para nós, rockers.

      Obrigado por ler, comentar e elogiar !!

      Excluir
  2. legal pra caramba, o filme é bem bacsna, vi umas várias vezes..rss...
    abx Luiz

    ResponderExcluir
  3. Legal, me lembro de ter visto esse filme com meus amigos quando tinha 14 anos.. muito bom
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Davi !

      Filme que deixa marcas eternas na alma, ainda mais aos 14 anos de idade.

      Abraço !

      Excluir
  4. Ótimo texto querido! vi Almost Famous várias vezes esse filme é uma viagem eu adorei! bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Fabi !!

      Vale mesmo a pena assistir várias vezes, pois tem muitos detalhes que numa única vez, passam despercebidos.

      Beijo !

      Excluir
  5. “A essência da arte, está acima de qualquer pretensão comercial, esta por sua vez, está aliada a satisfação direta dos sentimentos, que transformam e propiciam ao homem, um encontro sublime com o seu interior.” (Altieres Fonseca)

    Em primeiro plano, é necessário destacar que, o filme “Quase Famosos”, está além de seu tempo, apesar deste abordar com perfeita maestria, a magia e o misticismo dos anos 70, seu conteúdo possui caráter universal, e independentemente da celeste nostalgia apresentada ao amor passado, há valores abordados em sua estrutura, que visivelmente são aplicados aos dias atuais e no sopro futuro do novo amanhã.

    Cameron Crowe, propositalmente ou não, soube administrar de forma coesa os detalhes regidos em sua obra, o filme, é muito mais do que a história de um jovem escritor, ou das turbulências e conquistas de uma banda, que busca seu almejado lugar de glórias ao santo Sol. Há ingredientes ainda mais relevantes e representativos em seu roteiro, como a perseverança, o aprendizado, organização, humildade, companheirismo e principalmente, o triunfo e a satisfação da amizade.

    Obrigado por mais este excelente texto, meu nobre amigo Luiz Dominguez. Já estou no aguardo da segunda parte, e da continuação deste comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre, seus comentários tem o peso de adendos às minhas matérias.

      Bravo, Altieris !

      Realmente observou muito bem e arrolou uma série de elementos subjetivos e importantes que estão agregados ao subliminar da obra. Perseverança, aprendizado, organização, humildade, companheirismo e a celebração da amizade, da fraternidade tão sonhada entre os Hippies dos anos sessenta. Lições de vida embutidas e embaladas pela força do Rock.

      Obrigado !!

      Excluir
  6. Eu adoro esse filme! Acho que um dos, senão o único filme que realmente consegue retratar o que estava acontecendo aquela época, assistindo a gente consegue se transportar e sentir a energia daquele tempo... Já vi várias vezes e provavelmente ainda verei muitas mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda : Realmente é um dos melhores, senão o melhor filme produzido a posteriori, ambientado nos anos setenta.

      Resgatar a energia daquela época, é um trabalho para lá de importante que Mr. Crowe nos proporcionou.

      Obrigado por ler e comentar !!

      Excluir
  7. Adorei o texto, ler sobre Cameron Crowe me fascina sempre!é como estar naquela época, muito bom mesmo....tenho o filme e nunca me canso de ver.
    Abraços Renata Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, você disse tudo. O fascínio da época emociona quem a viveu, mas também para as gerações posteriores que a admiram.

      Obrigado por ler e comentar !

      Excluir
  8. Massa eu comprei o "novo" dvd do Led Zeppelin TSRTS e nos extras do dvd 2 rola uma resenha do disco da época um otimo texto do Cameron Crowe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Jorge ! O Crowe resenhou o The Song Remains the Same na época e virou amigo pessoal dos quatro Zeppelins. Ele tem em sua casa, um material incrível do Led, que eu já vi em documentário na TV.

      Excluir
  9. Eu não vi esse filme,mas quando é indicação tua, sei que não tem perdida,verei!
    Os outros do Cameron que tu citas lembro bem,mas esse deve ser muito especial!
    bjOsss...adoro tua maneira de escrever,nada fica chato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Krys, os outros do Cameron, são interessantes. Mas acredito que Almost Famous tenha uma carga a mais de emoção por se tratar da história pessoal dele mesmo. É praticamente autobiográfico.

      Obrigado pelo ótimo elogio que me fêz !!

      Excluir
  10. muito bom o texto, meu amigo, como sempre! eu simplesmente amo esse filme... só assisti duas vezes mas vejo qtas for possível... fiquei encantada desde as primeiras cenas, mas adorei saber q é auto-biográfico do diretor... isso eu n sabia n... achava q tinha sido uma coisa absurdamente bem feita, com bases da realidade da época mas totalmente fictício. valeu pelo link e aguardo a segunda parte desse texto! bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiene, eu também adoro esse filme por vários motivos. Fico contente por ter lhe esclarecido que se trata de autobiografia do próprio Cameron Crowe. Esse detalhe é fundamental para dar ainda mais valor à obra e à ele, pessoalmente.

      Beijo e obrigado !

      Excluir
  11. Muito boa a crítica!Esse filme é realmente sensacional, é obrigatório pra quem gosta do gênero musical e de um bom roteiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Caroline !!

      Fico contente por saber que gostou da matéria. E quanto ao filme, sem palavras...

      Excluir