SEGUIDORES

terça-feira, 28 de junho de 2011

ZAL CLEMINSON....POR CORINA *****


   

Zal Cleminson (Alasdair Cleminson) nascido, 4 de maio de 1949, Glasgow, Escócia) é guitarrista escocês, mais conhecido pelo papel proeminente dele na The Sensational Alex Harvey Band durante os anos setenta.
                                                        Corina

Um guitarrista autodidata, no início da década de 1970 ele tocou e gravou com a Glasgow baseada na banda Tear Gas. Os músicos na banda desde então, são o suporte principal da Sensational Alex Harvey Band (SAHB). O Público não poderia confundí-lo com o seu rosto branco com a maquiagem de pierrot ou os seus solos de guitarra no palco com SAHB.

Em 1979, juntou-se com Nazareth e gravou dois álbuns com eles, 'No Mean City' de 1979 e 'Malice in Wonderland' de 1980. Realizou o que é considerado um dos melhores trabalhos com guitarras em estúdio.
Ele era um guitarrista regular com a cantora britânica Elkie Brooks em muitos de seus passeios em toda década de 1980. Ele também escreveu e tocou no álbum Brooks, Minutes. Cleminson também excursionou e gravou com Midge Ure e Bonnie Tyler.

Em 2006 ele apareceu em seu primeiro papel atuando como Wilson no filme ocidental, ‘A Shot in the West’, para a qual escreveu a música tema. No início de 2008 ele anunciou sua aposentadoria da música industrial e afirmou que ele nunca iria se apresentar ao vivo novamente.

Cleminson é referido no romance ‘The Sacred Art os Stealing’ pelo autor escocês Christopher Brookmyre como a base dos disfarces usado por ladrões de banco durante um assalto.