SEGUIDORES

sábado, 2 de abril de 2011

CREEDENCE .....POR KEKI ZAGO *****

A mourãoense Queila Zago, mais conhecida por "Keki Zago",  estudante de direito,muito querida nos meios sociais da cidade, resolveu contar um pouco de sua banda preferida. A Keki escreve:
Poucos sabem a origem do nome Creedence Clearwater Revival: Tom Fogerty, um dos fundadores da banda, pegou parte do nome de um amigo, chamado Creedence Nuball e um comercial de cerveja (Clear Water Beer) que serviram de inspiração.
O Creedence é de origem americana dos Estados Unidos, composta por: John Fogerty - Tom Fogerty - Stu Cook  e Doug Clifford
Em 1968 lançam o àlbum que leva o nome da banda,e com ele já ganharam um disco de ouro.
 "Suzie Q" (partes 1 e 2) e "I Put a Spell On You/Walk On the Water".
Em janeiro do ano seguinte é lançado o segundo álbum, Bayou Country, disco de platina. Lançados também o compacto Proud Mary/Born on Bayou", que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso.
Todos os àlbuns ganharam  "disco de ouro", com excessão do compacto:  "Someday Never Comes / Tearin' Up the Country".
Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame.
Suas músicas de pouco mais de três minutos, com refrões fáceis e cativantes pavimentaram caminho para as bandas de Hard Rock que se seguiriam.  
Seu maior hit, gravado e coverizado até hoje é “Have You Ever Seen The Rain”
Após a saída de Tom Fogerty, em 1972 a banda foi extinta.
Desde então reunem-se eventualmente para aparições em festivais diversos. Stu Cook e Doug Clifford chegaram a montar uma banda chamada Creedence Clearwater Revisited e se apresentaram tocando músicas de seu grupo antigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário