SEGUIDORES

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AS ORIGENS DO ROCK 'N ROLL *****

 
  É referenciado o discotecário Allan Freed,(foto ao lado) como sendo o primeiro a utilizar a expressão Rock 'N' Roll,em 1951, na cidade de Cleveland.(Estado de Ohio).
O Rock 'N' Roll surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40. Diziam que era um ritmo que fazia aluzões ao satã.
Suas origens são uma mistura de Western, Rhytm adn Blues e Country.
Há controvérsias sobre qual a primeira gravação de Rock 'N'Roll, mas a mais evidente é a música "Rocket  88", de Jackie Brenston, em parceria com Ike Turner e sua banda Kings of  Rhythm.

Mas quem abriu caminho para a fama mundial do gênero, foi " Bill Halley and His Comets com a música Rock Around The Clock", em 1955.

Outros artistas que lançaram os sucessos iniciais do Rock "N" Roll, foram: Chuk Berry, Bo Diddley, Fats Domino, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Gene Vincen.
                                    
O Rock teve grandes avanços, com a criação da guitarra elétrica, a gravação de multi faixas, e o uso de sons eletrônicos por produtores, como Joe Meek.
O Rock 'N' Roll influenciou a linguagem, estilos de vida, moda , atitudes no mundo todo.
A Inglaterra foi um dos países da europa que logo aderiu ao novo rítmo, e lá, oginaram-se músicos e bandas muito famosas, como The Beatles, Led Zeppelin, The Rolling Stones, etc.
A Invasão Britânica - ( British Invasion), é o termo usado pela mídia, para descrever o grande fluxo de músicos que migraram para o Canadá e Estados Unidos, motivados pelo novo gênero musical.Ocorreu entre 1964 e 1966, e causou grande impacto no mercado musical dos Estados Unidos, pelas músicas dos artistas inglêses.
O MARCO ZERO: Considerado o ponto alto da invasão britânica, foi a apresentação dos The Beatles no programa de TV, The Ed Sullivan Show, em 09 de fevereiro de 1964.Na época, foi a maior audiência televisiva da história.
                         Bill Haley and His Comets
Ao longo do tempo, foram surgindo variações do Rock, que teve muitas vertentes, sendo algumas delas;
Gagare Rock - Folk Rock - Rock Psicodéico - Gram Rock - Rock Progressivo - Arena Rock - Heavy Metal - Hard Rock -Punk Rock - New Wave - Pós Punk - Glam Metal.
No Brasil, os primeiros sucessos de Rock, foram as gravações de Celly Campelo com as músicas: Banho de Lua e Estúpido Cupido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário