SEGUIDORES

sábado, 12 de março de 2011

SER BRASILEIRO...*****

Desde a mais tenra infância somos incitados a nos orgulharmos deste majestoso país. O calendário cívico, as constantes campanhas publicitárias financiadas pelo governo; e, inclusive, nossa educação escolar formal se esforçam em despertar em nós este inenarrável sentimento que é ser brasileiro.
Bom, eu, particularmente, sempre tive problemas em ser brasileiro. Em primeiro lugar não gosto de futebol e em segundo não gosto de carnaval. Há algum outro relevante motivo para nos orgulharmos de sermos brasileiros? Sobre o Brasil nada é mais atual que a conhecida frase de Charles de Gaulle dita em 1963: “O Brasil não é um país sério”. Ou ainda a frase de Pelé: “brasileiro não sabe votar, por isso merece o governo que tem.”
Em minha vida escolar ocorria semanalmente algo muito desgastante. Ficávamos cerca de 45 minutos em pé cantando hinos e “louvando” o Brasil, o que seguramente essa atividade ocasionou em mim, e, em meus colegas, foi um enorme desprezo por tudo aqui que se referia ao sentimento de patriotismo.
Como dizia o Sociólogo Eric Hobsbawm: A pátria é uma invenção que favorece os jogos comerciais das grandes corporações. O cidadão comum pouco ou nada ganha nesse jogo.  
Bom, diante disso alguém possivelmente diria: “devemos nos envergonhar de ser brasileiros?” Ao que eu respondo: Não! Devemos nos envergonhar de termos orgulho do Brasil por motivos errados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário