SEGUIDORES

segunda-feira, 28 de março de 2011

A PAIXÃO DE RORY GALLAGHER *****

 Rory Gallagher é o músico preferido desse blogueiro. Rory tem uma história extensa, mas hoje, vamos falar de uma paixão dele, sua guitarra:
Ele nasceu no dia 2 de março de 1948, na cidade de Ballyshannon, na República da Irlanda. Comprou o primeiro violão aos 9 anos. Aos 12 venceu uma competição em Cork e comprou sua primeira guitarra elétrica. Aos 13 formou a primeira banda. Com 15 anos, comprou uma Fender Stratocaster de segunda mão, instrumento que o acompanharia pela carreira toda.
Foi a primeira Stratocaster na Irlanda aparentemente ..... por semana, todas as manhãs eu ir lá e olhar para a guitarra,  e tratá-la como um ser vivo, ou algum tipo de coisa mágica e até mesmo o cheiro do casco.

A guitarra descascada de Rory Gallagher, com seu aspecto “levemente gasto” é uma das marcas registradas do músico. Era seu diário, onde ele registrava seu dia-a-dia, suas emoções, seus medos e suas decepções.
Rory comprou sua famosa Fender Stratocaster em 1962, numa loja de instrumentos usados chamada Crawley‘s Music Centre. O rapaz era apaixonado pela Fender Strato, guitarra usada por um de seus ídolos, Buddy Holly.
Mas a fama veio para as Fender, porque Jimmy Hendrix e Rory Gallagher as usavam.
O primeiro dono daquela Fender, que Rory viu na vitrine, era também um guitarrista de uma Showband irlandesa. A guitarra veio na primeira leva de Fenders que chegou na Irlanda e era objeto de desejo de muitos guitarristas locais. O antigo dono vendeu a guitarra porque tinha originalmente encomendado um modelo na cor vermelha e, por engano, recebeu aquela peça na cor “Sunburst”.
       
Nesse ponto as versões divergem. Certos fãs afirmam que esse primeiro dono odiava a cor do instrumento e começou a descascar a pintura com um canivete, deixando tudo na madeira mesmo. Foi exatamente esse detalhe que chamou a atenção de Rory na loja, imediatamente hipnotizado pela aparência da guitarra. Outros afirmam que Rory não gostava da cor e ele mesmo deu o “retoque” na pintura original…
O número de série era 64351 (olha a boa pedida para o jogo do bicho) e foi fabricada em Novembro de 1961. Rory chegou a substituir o braço do instrumento inúmeras vezes ao longo dos anos.
O que pouca gente sabe é que a famosa guitarra foi roubada em 1967, logo após um show do Taste. Rory, desesperado, apelou para um programa da TV irlandesa, chamado “Guardia Patrol”. Fez um apelo em rede nacional e a produção do programa acabou achando o instrumento. O “ladrão” se arrependeu, escondeu a relíquia atrás de um muro e mandou um amigo comunicar a emissora de TV onde se encontrava a guitarra.
Recentemente, a Fender produziu uma série de guitarras exatamente iguais a usada por Rory. As réplicas foram um sucesso de vendas, o que prova a popularidade de Rory mesmo nos dias atuais.
Rory também usava a Fender Telecaster e violões e bandolins Martin, mas sua marca registrada foi mesmo a velha Fender Stratocaster, sua única companheira até seus últimos e solitários dias.

Um comentário:

  1. Matéria interessante,isso é cultura e bem legal ! Por que nos dá a oportunidade de conhecer melhor as hitórias de cada banda, de cada músico, suas paixões, veja só eles também têm paixões...muito legal! Parabéns pela matéria meuamigo Juma rsrsrsrs...:)

    ResponderExcluir