SEGUIDORES

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ROCKABILLY ********

Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do Rock 'N' roll, tendo surgido no começo da década de 50.
O termo "rockabilly" é uma fusão de rock e hilbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero. Outras influências importantes foram o western swing, o boogie woogie e o  rhythm and blues.
A influência e a notoriedade do estilo desvaneceram-se nos anos, mas durante o final dos anos70 e começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje, frequentemente vinculada a uma subcultura própria.
Bill Haley
Em 1951, um líder de banda de western swing chamado Bill Haley gravou uma versão de "Rocket 88" com seu grupo Saddlemen. Considerada uma das primeiras gravações rockabilly, foi seguida por uma versão de "Rock the Join" em 1952, e composições originais como "Real Rock Drive" e "Crazy Man, Crazy", esta última alcançando o 12° lugar nas paradas da Billboard em 1953.
Em 12 de abril de 1954, Haley e sua banda (agora conhecida como Bill Haley and his Comets) gravou "Rock Around the Clock".
A gravação foi, até o final da década de 90, reconhecida pelo Guinness Book como o disco de vinil mais vendido do mundo, com um número não confirmado de 25 milhões de cópias comercializadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário