SEGUIDORES

domingo, 6 de fevereiro de 2011

O Pequeno e lindo Girassol..****


Girassol:
(De girar e sol, propriedade que tem a planta de ir girando para o lado que se move o sol).
Isso ocorre porque o crescimento do caule do girassol responde à ação da luz. Durante o dia, o lado escuro acumula auxina, um hormônio que regula o crescimento vegetal. Com isso, a parte sombreada cresce mais, deixando a flor quase perpendicular ao Sol.
Esse movimento só dura até o vegetal florescer. Depois disso, a planta permanece sempre virada para o leste. Tudo indica que o movimento acaba porque o florescimento inibe a ação dos hormônios responsáveis pela atração solar.
Dizem que ter um girassol no jardim dá sorte! O Girassol tem o nome científico de  Helianthus annus ( do grego Helios para Sol, e anthos para flor).
O Girassol e os Indios:

No plano medicinal, os Zunis a utilizavam para as mordidas de serpentes com campainha; os Dakotas a utilizavam para as dores no peito, os Pawnees a integravam nas preparações durante a gravidez para que o bebê fosse sadio; os Cochitis utilizavam o suco fresco das hastes para curar as feridas. Alguns povos, tais como os Hopis, tinham recorrido a alguns cultivos cujas sementes violetas forneciam uma tintura para suas vestimentas e seus trançados.

Este blogueiro já cultivou girassóis aqui no Paraná!! E, ainda pretendo cultivar mais.............

Nenhum comentário:

Postar um comentário