Já imaginou que maravilha se os cargos públicos para prefeito, vice, vereadores fossem através de concurso público?
Já imaginou que maravilha se os aprovados no concurso fossem as pessoas mais cultas e inteligentes?
Sim, teríamos milhares de candidatos, mas seriam eliminados muitos na primeira fase, muitos na segunda, e restariam os melhores para a fase final.
Teríamos melhora em todos os sentidos: A possibilidade de pessoas desonestas passar no concurso seria menor, teríamos melhorias na cultura do povo, teríamos gerações cultas e corretas.
Certamente os aprovados no concurso investiriam pesadamente em educação.
Uma equipe controlaria o dinheiro público, e qualquer decisão de investimento, sendo acompanhada por rádios, jornais, TV. Não seria maravilhoso?
Acabaria a roubalheira, os desmandos, o nepotismo,as farsas.
Teríamos melhor qualidade de vida, teríamos orgulho de nossos dirigentes.
Sei que 100% dos leitores dessa matéria pensarão: Isso é utopia !
Mas, que existe possibilidade, existe. Não haverá mudanças dados os interesses pessoais de todos os políticos que criam as leis, os poderes, e que perpetuam sua ganância acéfala, em detrimento da população.
A maioria de nossos jovens, são de uma geração inculta, que não sabem de onde vem, onde estão e para onde irão.São culpados disso? Claro que não.
Cultura vem dos mais velhos, das gerações anteriores, que infelizmente, deterioraram-se pelos idos tempos.
A redação de 90% da geração jovem de hoje, desmerece qualquer comentário. A cultura da maioria do povo vem da televisão.Essa diabólica manipuladora de mentes fracas e vazias.
Certamente o e-mail do dirigente mudaria de: DEUZOLIVRE@LHEIRA.COM.... para SERIEDADE@HONESTIDADE.COM
Juma, em 1968 fiz um curso de administração em Miami, lá o sistema político é diferente do nosso, o prefeito não manda pacas, só exerce o cargo político, quem administra o erário é um servidor público, designado Gerente - não se foge do orçamento aprovado - não é como aqui volta e meia precisa-se de aprovação de verba extraordinária, porque não foi previsto determinada obra e o prefeito quer porque quer construir...
ResponderExcluirSe o orçamento, previamente estudado e analisado, fosse cumprido à risca muitos problemas e falcatruas seriam evitados...
Pensei tbém em coisas assim, tipo na Itália, os vereadores seriam voluntários, buscariam a causa do seu povo, não políticos por profissão como temos. Sinceramente, acho que dá para mudar, isto já é uma semente, quem sabe.
ResponderExcluirÉ bom lembrar que na antiguidade grega, Platão lançou "A República", onde entre outras coisas,pregava que o administrador público deveria passar por um rigoroso aprendizado que poderia durar até anos, para poder assumir um cargo mandatário. E concordo com o amigo acima: O orçamento deveria ser respeitado a todo custo. Só aqui no Brasil existe a figura do prefeito ou governador que "quer porque quer", fazer obras acima do orçamento previsto.
ResponderExcluir