SEGUIDORES

domingo, 20 de maio de 2012

CARL AUGUST RUDOLF BOENIG - PRIMEIRO BIOQUÍMICO

                            Campo Mourão - Carl August Rudolf Boenig - primeiro bioquímico
Dr. Carlos – Com cerca de 2 metros de altura, loiro de olhos azuis, o doutor Carlos andava meio arquejado, sempre a pé, passos longos e rápidos, com uma valise cirúrgica na mão direita e o guarda-chuva debaixo do braço esquerdo". Conhecedor de seis idiomas, habitualmente trajava terno e gravata. Culto e de poucas palavras, com forte sotaque germânico. Jogava Xadrez. Pesquisava venenos de cobras, aranhas e escorpiões, que ele mesmo caçava, e plantas naturais. Chegou ao Brasil em 1936 e em Campo do Mourão em 1942. Entre 1940 a 1960 dedicou-se ao combate e a cura da febre amarela na região dos rios Ivai e Piquiri. Tratava das pessoas doentes como médico apesar de bioquímico diplomado na Alemanha, onde nasceu em 11 de agosto de 1898. 

3 comentários:

  1. Conheci bem o dr. Carlos.O que faltou,acrescento agora em quanto ao terno que ele sempre usava , eram de brim, e a cor era marron claro.Quando minha senhora era menina,com 8 ou nove anos de idade,teve um problema serissimo em uma ferida na perna,parece que razao de uma picada de algum inseto,e dr.Carlos a tratou e salvou.

    ResponderExcluir
  2. Meu querido avô,quantas saudades!!!!
    Me tornarei quimica,inspirada nele,gde homem!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu avô Carlos, pai do meu pai Carlos Adolfo. O que sei dele é que foi um grande homem, como diz minha prima Jéssika, trabalhou sempre em prol de curar as mazelas e doenças das pessoas. Trabalhou em Palmital por volta dos anos 70, infelizmente não o conheci, mas ele deixou roupas de bebê para mim pois, eu nasceria, depois que ele mudou da cidade.

    ResponderExcluir