SEGUIDORES

sexta-feira, 27 de abril de 2012

LA BAMBA....por LUIZ DOMINGUES *****



   No dia 3 de fevereiro de 1959, um duro golpe tratou de criar o divisor de águas que praticamente encerrou os anos dourados do Rock'n'Roll dos anos cinquenta.

Em excursão conjunta, três astros cinquentistas, Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper se apresentaram na noite do dia 2 de fevereiro, na cidade de Clear Lake, Iowa. Tendo que seguir viagem de ônibus em meio à uma nevasca, foram poupados pelo produtor que os colocou num avião fretado enquanto os músicos de apoio e equipe técnica seguiam de ônibus.

Por volta de 1:05 h da manhã, voando às cegas em meio à neve, o avião se chocou contra um milharal e como passou a se afirmar popularmente, foi o dia em que o Rock morreu.

Em 1987, foi lançado o filme "La Bamba", cinebiografia do astro anglo-hispânico Ritchie Valens, contando sua curta trajetória na música, interrompida brutalmente por esse acidente aéreo.

No filme, Ritchie Valens é interpretado pelo ator Lou Diamond Phillips, um ator versátil que acostumou-se desde o início de sua carreira a compôr personagens de diferentes etnias, se encaixando bem como um tipo hispânico.
 
                        Luiz Domingues é músico em São Paulo    

O filme segue básicamente a trajetória real de vida de Ritchie Valens (na verdade, chamado Ricardo Esteban Valenzuela Reyes) e seu início no mundo da música, envolvido com a música mexicana folclórica num primeiro instante e com um certo interesse pelo Jazz.
 
O Rock só entrou na vida de Ritchie bem depois, por volta de 1957. No ano seguinte, emplacou o seu primeiro sucesso, uma balada chamada "Donna", nome da moça pela qual se apaixonara. Essa canção é imortal e embala corações apaixonados até hoje na América e principalmente para as mocinhas que se chamam "Donna", um nome muito comum naquela cultura.
 
Mas o grande estouro veio com "La Bamba" , uma música do folclore mexicano que ele adaptou à um formato de Rock, principalmente no Riff que se casou bem ao timbre de sua guitarra Fender Stratocaster.
 
Regravada por "Los Lobos", reforçou o sucesso, tornando-se um hit mundial em 1958.
 
E o irônico, era que ele apesar de ser filho de mexicanos, não falava bem o idioma e para cantar alguns versos em espanhol, teve que se esforçar para aprimorar a pronúncia.
 
O filme carrega na ideia do menino pobre que venceu na vida e não pôde usufruir de seu sucesso. Claro que foi a verdade, mas para efeito cinematográfico, deu uma exagerada na dose de açúcar.
 
Um fato curioso ocorreu durante as filmagens: A família de Ritchie Valens foi no set de filmagens e entrou num processo de profunda comoção. 
 
Alegando que o ator Lou Diamond Phillips estava tão incrivelmente parecido
com Ritchie, contagiaram a todos no set com seu choro copioso. O diretor Luis Valdez percebendo essa comoção, ao invés de ficar bravo e interromper tal manifestação sentimental, usou dessa artimanha a seu favor e dessa forma, Lou Diamond Phillips foi incentivado a interpretar sob essa forte emoção, potencializando a sua performance. 
 
Claro, o final é triste, pois em 3 de fevereiro de 1959, o Rock morreu três vezes.
 
Apesar disso, trata-se de um bom filme, dando uma fidedigna visão da vida, obra e morte de Ritchie Valens e claro, com sua ótima música.


2 comentários:

  1. É Luiz, foi uma pena mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Fatalidade que nos ceifou três grandes talentos do Rock cinquentista.

    Obrigado por ler e comentar !

    ResponderExcluir