SEGUIDORES

sábado, 18 de fevereiro de 2012

The Rutles,Tudo o que Você Precisa é Dinheiro *****


Por Luiz Domingues: Músico*****

O típico beatlemaníaco, sabe de cór todas as passagens da carreira dos Beatles. Todas as fases, fatos polêmicos, coisas que chocaram a mídia e claro, as músicas, álbuns, fotos e filmes.

E foi brincando com toda essa memória que Eric Idle, componente do grupo teatral de humor, Monty Phyton e Neil Innes, ex-membro da banda satírica "Bonzo Dog Doo Dah Band", dos anos sessenta, criaram o grosso dos sketches, que se transformaram num filme, lançado na BBC, em 1978.

Acompanhados de Ricky Fataar e John Halsey, formaram uma banda paródia dos Beatles, criando canções muito parecidas, mas ligeiramente diferentes das músicas do Fab Four, o suficiente para lembrarem de pronto as originais e causarem uma estranheza sutil em suas diferenciações, tornando-as hilárias.

E os personagens também adotam essa dualidade entre o real e o irreal, pois os quatro personificam os quatro Beatles, mas ostentam nomes e personalidades levemente adulterados.

Você bate o olho e sabe que os estão parodiando, mas a sutil diferença, causa um efeito ainda mais engraçado do que se simplesmente os imitassem, ipsis litteris.

E lá se vão as gags absurdas ao longo de pouco mais de uma hora de exibição. Satirizam todas as passagens da carreira da banda, com um humor sarcástico, típico britânico, beirando o humor negro.

As músicas são hilárias e as capas de discos, recriações perfeitas e debochadas do material real dos Beatles.
Nada escapa..."All You Need is Love", vira "All You Need is Cash" , a fase de terninhos e as tours malucas;

A fase Hippie; A morte de Brian Epstein (o empresário dos Beatles); O envolvimento com um guru indiano; O dia que Lennon encontrou Yoko Ono (retratada como uma nazista e não nipônica) etc etc.

E como os quatro Beatles reagiram à essa palhaçada demolidora ?

Bem, George Harrison não só aprovou, como ajudou financeiramente e atuou no filme (pouco tempo depois, Harrison criaria uma produtora de cinema, que trabalhou formalmente com o grupo de teatro e humor, Monty Phyton e outros artistas britânicos, a "Handmade Films").

Ele fez o papel de um jornalista que fazia uma reportagem explicando os motivos pelos quais a Apple, empresa criada pelos Beatles, entrara em decadência graças à roubalheira desenfreada de seus funcionários, visto que nenhum dos quatro apesar de donos, mal sabiam o que acontecia com seus subordinados (aliás, uma verdade).

É uma das cenas mais engraçadas, onde o repórter (Harrison), entrevista o assessor de imprensa dos Beatles (Michael Palin, também membro do Monty Phyton e aqui encarnando Derek Taylor, o verdadeiro porta-voz da banda). Enquanto o assessor fala naquele empolado sotaque britânico "posh", que "nada de errado está acontecendo na empresa", vários funcionários passam por trás, carregando móveis, utensílios e até um vaso sanitário sai nas mãos de um gatuno...

John Lennon recebeu a cópia do filme antes do lançamento e recusou-se a devolvê-la, de tanto que curtiu.

Ringo Starr declarou que curtiu as cenas alegres, mas sentiu tristeza em alguns momentos.

E finalmente Paul McCartney, foi o que mais se mostrou arredio. Estava lançando o álbum "London Town", da sua então nova banda, "Wings" e nessa fase, esforçava-se a não citar, nem mesmo tocar músicas dos Beatles nos shows. Segundo Eric Idle que o encontrou num jantar, Paul se mostrou bastante frio e evitou tocar no assunto.

O último empresário da banda, o americano Allen Klein, é retratado como um tirano (e era mesmo...), de forma hilária, por John Belushi.

Assim como o The Monkees, o The Rutles acabou se tornando uma banda verdadeira e lançou discos, fez shows etc.

Mick Jagger e Ron Wood fazem pontas muito engraçadas e a ex-esposa de Mick Jagger, Bianca Jagger, interpreta a esposa de "Dirk", interpretado por Eric Idle, o Paul McCartney parodiado.

E o que dizer de Ricky Fataar ? O ator que interpretou o falso Harrison, tem as feições de um indiano e nada poderia retratar Harrison de uma melhor forma. Faatar é na verdade, sul-africano, porém descendente de malaios. Tocou muitos anos numa banda local chamada "The Flames" e numa ocasião onde abriram o The Beach Boys, encantaram Carl Wilson que os levou para a América e lhes arrumou gravadora.

"The Flames" fez relativo sucesso e muito bom guitarrista que é, tocou várias vezes ao vivo com os Beach Boys, substituindo Carl Wilson quando adoecia.

E John Halsey, que interpretou "Barry", o falso Ringo Starr, é músico também. Ele tocou numa banda chamada "Felder's Orioles", nos anos sessenta e chegou a excursionar como baterista da banda de Joe Cocker, nos anos setenta.

Ao contrário de "This is Spinal Tap", que satiriza o Rock como um todo através da banda Spinal Tap, The Rutles tem um alvo único : The Beatles.

Claro, beatlemaníacos mais radicais, não gostam muito. Mas eu recomendo com louvor, pois é uma sátira hilária e não fere meus sentimentos em relação aos Beatles, banda de cabeceira.

10 comentários:

  1. Luiz, excelente...sou Beatlemaníaco e também Rutlemaníaco! Tenho o vinil, CD e os 2 DVD's que sairam. Uma das passagens mais geniais (entre tantas) é quando o Eric Idle reporter vai entrevistar o Blind Lemon Pie (ótimo trocadilho) no Mississippi e ele afirma que foram os Rutles que o influenciaram para tocar o seu blues!
    Abraços, Helton (Dunno)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Helton !

      Que honra saber que o dono de uma das melhores lojas de CD's da Galeria do Rock de SP, tenha lido e comentado esta matéria.

      De fato, The Rutles além de ser um trabalho de humor primoroso, se tornou uma banda de verdade, tocando ao vivo, lançando discos etc.

      Essa passagem que citou, do velho bluesman é hilária mesmo, também acho.

      Obrigado por ler e comentar !!

      Excluir
  2. Muito Legal o texto Luiz,ainda não vi o filme,curto muito os filmes do Monty Phyton... vou pesquisar no youtube :) abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é primordial para quem ama os Beatles e o Monty Phyton. Recomendo que o veja assim que possível !

      Abraço !

      Excluir
  3. Bacana demais amigão, aproveitei até algumas coisas para usar na faculdade, valeu!!!!!!!!!KKKKK Bjs, Lindiana Ramos..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Lindy !

      Depois me conte o que você aproveitou da matéria para usar na sua Faculdade, pois fiquei curioso em saber !

      Beijo !

      Excluir
  4. Oi, Luiz

    Não me considero beatlemaníaca, mas adoro os Beatles. Não assisti ao filme que você comenta, e fiquei curiosa para assistir. Vou da um jeito de encontrar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Rutles é uma comédia demolidora sobre a carreira dos Beatles, mas não é ofensiva de forma alguma. Trata-se de uma "gozação do bem", tanto que o produtor financeiro dessa película, foi o próprio George Harrison.

      Recomendo que assista assim que puder.

      Obrigado pela atenção e comentário.

      Excluir
  5. Grande Amigo!
    Lembro-me muito bem do The Rutles, em especial dos personagens relativos ao George e ao John.
    Abraços,
    Zé Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade,Zé Reis !

      E somos dessa turma que curte The Rutles, sem achar que essa brincadeira ofenda a memória dos Beatles.

      Abraço, amigão !

      Excluir