SEGUIDORES

domingo, 25 de setembro de 2011

****ROCK STAR...por LUIZ DOMINGUES **

A estória de todo artista é quase sempre a mesma: primeiro enlouquece vendo artistas consagrados em ação, depois tenta imitá-los desesperadamente e numa etapa mais madura, finalmente encontra seu estilo e personalidade própria.

Essa é a estória do filme Rock Star, onde um aspirante a artista sai repentinamente da condição de vocalista cover de uma banda tributo, para vocalista oficial da banda que ele idolatrava.

O filme é inspirado na trajetória do vocalista Tim "Ripper" Owens, que um dia entrou para o Judas Priest, substituindo Rob Halford.
Mark Wahlberg interpreta Chris Cole, um rapaz de Pittsburgh que trabalha consertando máquinas de xerox, mas é também vocalista de uma banda cover chamada "Blood Polluttion", que faz tributo à fictícia banda "Steel Dragon". O ambiente é o do Heavy-Metal dos anos oitenta, com todos os exagêros visuais e sonoros daquele estilo e década.

O filme começa com esses contrastes entre a vida simples em família, o trabalho maçante e as pequenas apresentações da banda cover "Blood Pollution". Chris Cole (Wahlberg ), parece ser o único a levar a sério sua banda cover e cobra dos companheiros a perfeição na execução das músicas do "Steel Dragon".

                                               Luiz Domingues

Sua namorada, Emily Poule (Jennifer Aniston - Ex-"Friends") é a produtora da banda cover e sua principal incentivadora.

Um dia, recebe o telefonema do guitarrista do Steel Dragon, Curt Cuddy (Interpretado por Dominic West) e é convidado a fazer teste para entrar na banda. Em princípio não acredita, todavia era verdade...

A sequência a seguir é muito interessante, pois retrata o verdadeiro choque térmico que o personagem e a namorada sofrem ao se depararem com o mundo mainstream. A começar pela mudança de seu nome artístico, passando a se chamar simplesmente : "Izzy", doravante.

Uma das cenas que melhor retratam esse deslumbramento é quando Chris Cole/Izzy vai tirar as primeiras fotos promocionais como vocalista do "Steel Dragon" e posa rindo, pois não conseguia conter sua euforia, em meio aos companheiros experientes, todos fazendo "cara de mau".

E no primeiro show, o completo despreparo ao atuar num palco imenso, tropeçar e tomar um tombo feio, que só não arruinou tudo, porque continuou cantando , sangrando e tudo...

Assédio, festas malucas no camarim e farras pelos hotéis, tudo é deslumbramento e excitação para Chris Cole/Izzy que agora canta na banda que antes idolatrava.

Mas as pressões também começam a miná-lo. O clima na banda é opressivo com cobranças e não há nenhum espaço para criar, apenas seguir as ordens do lider (o guitarrista Kirk Cuddy - Dominic West) e do empresário da banda (Mats, interpretado pelo ator britânico Timothy Spall, que fez o baterista da banda Strange Fruit, no filme Still Crazy).

Começando a virar junkie & drunkie, vai piorando sua performance e enfim percebe que tudo aquilo era uma farsa e resolve dar uma guinada na vida.

O universo do Heavy-Metal oitentista não é a minha praia, mas eu gosto bastante desse filme, por vários aspectos.

Primeiro, por discutir essa questão da idolatria sob os dois lados do mesmo espelho. E também pelas boas cenas de shows, bastidores e loucuras com festas regadas a groupies, retratando bem o clima de uma banda em seu auge de sucesso mainstream.

                                              
Uma grande ideia foi a de recrutar músicos verdadeiros dessa cena para interpretarem os músicos da banda "Steel Dragon" e também da banda cover "Blood Pollution". Dessa forma, estão ali músicos como Zakk Wylde, Jason Bonhan, Jeff Pilston, Nick Catanese, Blas Elias e Brian Vander Ark.

E a voz de cantor de Heavy-Metal do personagem Chris Cole/Izzy, foi emprestada por dois vocalistas autênticos : Miljenko Matijevic e Jeff Scott Soto.

Dirigido por Stephen Herek e com a trilha assinada pelo guitarrista Trevor Rabin (Ex-Yes, fase oitentista), numa produção de 2001.

Bom filme, podem assistir que é diversão garantida.

10 comentários:

  1. Brilhante texto Luiz! Eu ainda não tinha assistido esse filme, vou
    procura-lo, valeu a dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Katia !

      Um bom filme sem dúvida e que vale a pena ser assistido.

      Excluir
  2. otimo trexto Luiz,é um Bom filme,principalmente pela participação do Zakk Wylde,aparece pouco,uma pena...o final é um pouco decepcionante,quase arruina o filme...a pessoa que chega ao topo larga tudo para viver um grande amor e criar galinhas bla bla bla...tipo o final do ''o diabo veste Prada''.Mark Wahlberg até que se sai bem como cantor de rock,a trilha sonora é muito Boa,otimas cenas,é um Bom filme,abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dou-lhe razão, Kim. Também acho o final decepcionante nesse sentido do cara supostamente preferir largar tudo como se isso fosse a sua redenção pessoal.

      Fora isso, é um bom filme e a atuação do Mark Wahlberg foi legal, também acho. Além da presença de músicos verdadeiros, dando substância e Jennifer Aniston que embeleza a tela, sempre.

      Obrigado !!

      Excluir
  3. Legal essa postagem, gosto bastante desse filme...retrata bem a carreira, emoção e cenário de bandas dos anos 80..
    ..bem como vc disse, foi uma boa idéia ter a participação de musicos consagrados..entre eles meu favorito foi jeff pilson do Dokken :)
    ..e parabéns pelo texto, muito bem feito como sempre^^
    Bjo Luis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou, Leila. A retratação dessa cena oitentista foi muito boa, mas convenhamos , os americanos raramente falham nesse quesito de direção de arte, pois é uma especialidade deles, desde que o cinema emplacou por lá.

      Legal que reconheceu músicos verdadeiros como esse que citou.

      Beijo !!

      Excluir
  4. Mais um filme para minha lista, que aumenta a cada dia!

    Abçs!

    janete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... a culpa é minha , eu sei ! A cada quinze dias faço uma resenha sobre um Rock Movie por aqui, no Blog do Juma...

      Obrigado pela gentil atenção, sempre !!

      Abraço !

      Excluir
  5. Mais um filme que me deu vontade de ver depois dessa leitura agradável!!Valeu Luiz,sempre que venho te ler,nunca é tempo perdido!
    bjO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Krys !

      É um bom filme que vale a pena, com cenas de bastidores e de shows, bem produzidas.

      Beijo !

      Excluir