SEGUIDORES

terça-feira, 14 de junho de 2011

MÚSICA EM CAMPO MOURÃO - POR MARCELO ZARSKE !



PROJETO DIVULGAÇÃO DA MÚSICA INSTRUMENTAL
                                     OBJETIVO
Este projeto tem por objetivo divulgar o trabalho de músicos de Campo Mourão, que buscam através da musica instrumental, uma maneira de passar sua mensagem, já que este tipo de musica não acontece e nem consegue espaço na grande mídia. No repertorio podemos encontrar interpretações de Standards do jazz e da música brasileira, com intuito de formação de publico para musica sem se preocupar com modismos.
Como meio de divulgação dessa proposta, realizou-se, a parceria com a Fundação Cultural – Biblioteca Pública Municipal Prof. Egydio Martello para uma apresentação mensal deste projeto que será oferecido às escolas públicas estaduais visando propiciar aos seus estudantes contato com uma audição diferenciada de música.
Para um maior conhecimento desta proposta, idéias parecidas podem ser vistas em programas como o Ensaio (TV Cultura) e o Talentos (TV Justiça).
As apresentações aqui propostas, serão no estilo de workshop, no formato de um bate papo com  jam sessions, onde um grupo de músicos se juntam para tocar de maneira informal.
A coordenação deste projeto acredita que esta interação musical entre músicos e estudantes propiciará um despertar da percepção artística tanto para a música quanto para outras manifestações artísticas, formando assim um movimento de divulgação da cultura através da música de uma maneira geral, despertando no individuo o interesse, construindo senso crítico, o tornado capaz de por si mesmo identificar e apreciar músicas e arte pela sua qualidade estética independente do estilo e modismo.

JUSTIFICATIVA
A música constitui um dos mais importantes valores do patrimônio cultural de um país, no Brasil não é diferente, ela esta ocupando lugar de destaque no meio artístico, é um elemento fundamental na construção da identidade e imagem do país, representa um meio para o conhecimento de nossa cultura.
            Apesar da diversidade de riqueza e produção musical, são poucas as iniciativas difundidas ao meio publico. Do que se produz, permanecem quase exclusivas iniciativas voltadas para pesquisa e publicação teórica, tais informações ficam na maioria das vezes restritas a acadêmicos, amadores e profissionais da área, longe do alcance do publico em geral, mas a música considerada com produção contemporânea e sem modismos, também precisa ser ouvida.
           O despertar desse conhecimento musical, desperta também a percepção artística não só para a música, mas para outras maneiras da arte, como dança, artes visuais, teatro, entre outras, pois as pessoas, principalmente as crianças, começam a enxergar as artes de uma outra maneira, formando assim senso critico para poder escolher o que ouvir ou ver.
Devido à falta de eventos culturais voltados para esse tipo de publico e essa cultura musical os modismos tomaram conta dos jovens até mesmo os adultos hoje em dia, não poderíamos ficar parados deixando a musica de qualidade se extinguir das rádios ou mesmo da cultura de nossos cidadãos.
            Com esse projeto pretende-se mostrar através da música uma maneira diferente de ouvir e ver a arte em geral em todos os seus meios, despertando uma percepção artística nas pessoas e criando assim um publico apto a criticar e argumentar sobre arte, seja na música, no teatro, artes visuais, artesanato e outras manifestações.
Marcelo Zarske



Um comentário:

  1. Quero parabenizar Marcelo Zarske pela brilhante iniciativa, a sociedade está carente de projetos como esse que tem por objetivo abrir a mente, apurar a sensibilidade e fazer com que as pessoas, de todas as idades, deixem-se apaixonar pela arte, em todas as suas formas.

    Néia Lambert

    ResponderExcluir