SEGUIDORES

quarta-feira, 11 de maio de 2011

........A COZINHA DAS BANDAS *****

Sempre observei que não só no Rock 'N Roll, mas também em outros gêneros musicais, a "cozinha" da banda, ao longo do tempo, é a que menos ganha fama.Cozinha é o termo usado para citar os músicos de trás, baterista, baixista, etc.
Quando vemos The Rolling Stones, a extinta Guns & Roses e todas as outras, notamos que a fama vem para o cantor, depois para o guitarrista solo, e em menor intensidade para o baixista e baterista.
Quem está na frente chama mais a atenção, é mais badalado, e consequentemente, por falta de conhecimento musical, o povo os elege como ídolos.
O grande erro é não ver, escutar uma banda como um todo. Um conjunto de músicos, que, ao tocar seu instrumento cria a sua parte, que misturada às demais, oferece o som verdadeiro, a essência.
Fico chateado ao ver grandes músicos (salvo algumas excessões, como por exemplo Paul Mccartney) ser desprezado mela mídia, pelos fãs de uma banda, porque estão na "cozinha".
Veja se concorda comigo: Ao citar Rolling Stones, imediatamente vem à mente dos fãs, Mick Jagger.
E os demais? Sem eles o Mick nada seria.
Quando se fala em Deep Purple, as pessoas lembram de Ian Gillan, ou Blackmore e Morse (atual guitarrista), mas esquecem de Ian Paice, Roger Glover...baterista e baixista respectivamente,
Ian Paice toca no Deep Purple desde o início, já tocou com Paul Mccartney, David Gilmour e tantos outros. Roger Glover é excelente produtor, ajudou a Banda  Nazareth a ter fama.
Mas ficam na obscuridade. Porque? Por que estão na cozinha, nos fundos.
As vezes, penso até em algo que pode ser considerado ridículo: Música nas escolas.
É triste ver algumas pessoas que se dizem músicos, cantores, enriquecendo pela admiração dos fãs, quando não sabem sequer tocar um instrumento, ou ler música. E verdadeiros e bons músicos, viver na obscuridade, pela ignorância da mídia e do povo.

Juma

   

Um comentário:

  1. Maycon Rodrigues Gozer17 de maio de 2011 às 00:39

    na minha opinião, o Led Zepellin tem a "melhor cozinha" de todos os tempos. É uma banda onde todos os instrumentistas tem destaque nas músicas.

    ResponderExcluir