SEGUIDORES

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

SOMOS ....INFLUENCIADOS....??

Sempre somos incentivados a recordar o sofrimento de Cristo, a aprender com seu exemplo de resignação e humildade e a guardarmos conosco sua imagem sofrida. Somos convidados a envergonharmo-nos do que somos, a sentir remorso e culpa de nossas atitudes.
Devemos nos sentir culpados porque Cristo suportou tudo isso para nos salvar? A cruz nada mais é do que a insistente lembrança da culpa! Ao nascermos sob o signo do cristianismo já carregamos conosco o estigma da culpa.
Os imperativos morais socialmente estabelecidos ao conflitarem com nossos anseios e aspirações acabam causando diversos transtornos psicológicos. Somos excessivamente controlados: impulsos, pulsões e necessidades próprias de nossa natureza são censurados, medidos, catalogados, etc.
O que o mais expressivo símbolo do cristianismo nos revela não é o amor das mensagens dos evangelhos. É a dor e o sofrimento que Cristo sentiu por nós. Diante dessa dor devemo-nos curvar frente as agruras da vida, aceitar nosso destino e rendermo-nos.
Devemos nos retrair,  e nos resignar aceitando estoicamente todo o sofrimento que a vida nos dá? Devemos nos sentir mal por agir "mal" (ou agir conforme a natureza humana) porque já sofreram por nossos pecados. 

3 comentários:

  1. Seu blog é sensacional!!

    ResponderExcluir
  2. O cristianismo perdeu sua essência, que estaria em Atos 4-32a35/6. Interesses políticos ofuscaram a verdade. Ganâncias idem. Não por acaso, hoje existe até Sepetokismo no youtube e na internet modo geral. Enfim, algo novo e bom.

    ResponderExcluir
  3. É por essas e outras muitas mais que curto seu blog. Parabéns Juma. Ab.

    ResponderExcluir