SEGUIDORES

domingo, 13 de fevereiro de 2011

QUEM FOI........ PINK FLOYD ?

Pink Floyd foi uma banda de rock britânica do século XX famosa pelas suas composições de rock clássico harmônico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.
É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido mais de 200 milhões de cópias de seus álbuns. A produção The Dark side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década.
Pink Floyd recebeu o prêmio Polar, considerado Nobel da música, em Estocolmo, Suécia.
Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 60 produzindo rock psicodélico. Problemas com as drogas, levaram a que Barrett fosse forçado pelos seus colegas da banda, a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.
Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Pink Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como Tha Dark Side of the Moon, (1973), Wish you werehere (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) --- álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.

Um comentário: